Marketplace – O que é e as suas vantagens

MarketPlace

Marketplace é um espaço de compra e venda de produtos.

No e-commerce, esse conceito se aplica a sites de grandes redes de retalho que permitem a venda de produtos por parte de lojistas parceiros, em troca do pagamento de uma comissão.

Marketplaces se diferenciam do modelo tradicional de e-Commerce em diversos pontos tais como formato da receita, formato jurídico, gestão de stock, variedade e profundidade de produtos ou serviços, grau de abertura ou curadoria de novas lojas e produtos, dentre outros aspetos.

Enquanto o modelo de e-commerce sofre com o uso de fluxo de caixa intensivo para financiar o seu crescimento (stock, infraestrutura logística, equipa, etc), marketplaces escalam as suas operações rapidamente com a entrada de novos vendedores de múltiplas regiões. Outro ponto interessante sobre o modelo de negócios é que um lojista pode investir em mais de um site de marketplace ao mesmo tempo, algo muito mais difícil de acontecer com quem investe apenas em um e-commerce próprio.

Conceitos do Marketplace:

Comissão: é a taxa cobrada pelo marketplace, em geral, sobre o volume de vendas realizados. Esta taxa poderá variar de acordo com o perfil de produto ou serviço disponibilizado pelo marketplace, bem como o grau de abertura ou curadoria do canal.
Em geral, esta comissão poderá variar de meros 3,5% (Etsy – marketplace para produtos feitos a mão dos EUA) a até 30% (Uber – marketplace de motoristas dos EUA).

Intermediador Financeiro: é a instituição de pagamento responsável por intermediar as transações financeiras realizadas entre compradores e vendedores, garantindo segurança para ambos os lados.
Exemplos: Paypal, MultiBanco e outros.

Prazo de Pagamento: em geral, a maioria dos marketplaces trabalham com um prazo de pagamento que pode variar de 2 dias a até 45 dias após a postagem ou entrega do pedido. Isto porque, é necessário garantir a segurança de que a entrega será realizada e o pagamento somente será liberado após este procedimento ser encerrado com sucesso.

Liquidez de Produtos: esta taxa considera o número total de produtos com vendas em um marketplace, e os divide pelo total de produtos geral do marketplace. Este indicador apresenta o grau de maturidade do marketplace e a probabilidade de alguma venda ser realizada. Um marketplace com uma ótima taxa de liquidez pode variar entre 25% e 60%. É comum, novos marketplaces apresentarem taxas entre 10% e 15%.

Exemplos de Marketplace:

  • Ebay
  • Amazon
  • Etsy
  • Airbnb
  • Uber
  • Upwork
  • Alibaba

Marketplace é o tipo de negócio online que favorece quem vende, e quem compra.
Quem vende tem o benefício de tornar o seu produto conhecido dentro de uma plataforma otimizada com maior acesso e visibilidade em troca de comissão e percentagens sobre vendas.
Quem compra tem o benefício de fazer a comparação de preços, volume, prazos de envio e todos os custos/benefícios de um determinado produto, tudo dentro de uma única plataforma.
A plataforma empenha-se apenas em mostrar os produtos expostos para o maior número de pessoas possíveis e tornar todas as transações viáveis, práticas e seguras.

Certamente, um modelo de negócio online de sucesso.

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